O Superintendente do Ibama em Minas Gerais, Alison José Coutinho, divulgou quarta-feira (11) um balanço da Operação Guardiões da Montanha.
Encerrada a primeira etapa da operação, que visa fiscalizar o transporte e o comércio ilegais de madeira oriundas da Região Amazônica, foram vistoriados 6.300 veículos. O que gerou multas no valor de meio milhão de reais, aproximadamente.
Foram aprendidos ainda 17 caminhões, oito reboques e cerca de 600 m3 de madeira. A primeira etapa da operação aconteceu de 26 de maio até 06 de junho, com base nas regiões Norte de Minas e no Triângulo Mineiro.
Participaram agentes do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, num total de 107 pessoas. Como apoio atuaram ainda a Polícia Federal e a Receita Estadual.
Em seguida, fiscais do Ibama deram início à segunda etapa da Guardiões da Montanha, dessa vez em Belo Horizonte. Estão sendo vistoriados os pátios de diversas madeireiras e serrarias.
Segundo Coutinho, Minas Gerais consome cerca de 11% da madeira que tem origem na Amazônia e a operação irá disciplinar o comércio. Ele acrescenta, não existe prazo para encerrarmos as vistorias.
(Por Valdo Veloso,
Ibama/MG, 11/06/2008)