O número de tubarões no Mediterrâneo diminuiu 97 por cento nos últimos 200 anos, colocando todo o equilíbrio ecológico deste mar em risco, alertou hoje um estudo do Lenfest Ocean Program, com sede em Washington. O relatório utilizou como registos redes de pesca, arrolamentos, espécimes em museus e avistamentos para estimar o número e o tamanho dos tubarões no Mediterrâneo nos últimos 200 anos. Para a realização do estudo, só havia informação suficiente para cinco das 20 espécies de grandes tubarões do Mediterrâneo.
"Vai ter um grande impacto nos ecossistemas porque os grandes tubarões predadores estão no topo da cadeia alimentar", explicou Francesco Ferretti, o principal autor do estudo. No mês passado, a União Mundial de Conservação (UICN) colocou mais onze espécies de tubarões na sua lista vermelha de espécies em vias de extinção, devido à sobre-pesca.
O maior problema para os tubarões do Mediterrâneo é a captura acidental nas redes de pesca. "O Mediterrâneo tem sido local de pesca desde o tempo dos romanos. É algo histórico", disse Ferretti. "Mas agora, a pesca (moderna) tem colocado um grande peso sobre a população de tubarões".
(Ecosfera, 11/06/2008)