Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas após a passagem de um tornado por um acampamento de escoteiros em uma zona do oeste do estado de Iowa (Estados Unidos), disseram fontes oficiais. Uma porta-voz do Departamento de Segurança Nacional da cidade de Des Moines disse que o tornado arrasou o acampamento ao anoitecer, e que grupos de busca e resgate já foram enviados ao local do acampamento, no condado de Harrison.
No campo havia cerca de 100 jovens com idades entre 13 e 18 anos, que assistiam a um curso de treinamento em liderança, além de 25 pessoas encarregadas de seu atendimento. Fontes do Centro de Previsão de Tempestades em Des Moines indicaram que o tornado faz parte de uma cadeia de tempestades que se abateu sobre Kansas, Nebraska, Iowa e Minnesota.
Assinalaram ainda que as tempestades foram acompanhadas por pedras de granizo do tamanho de bolas de beisebol. Nos últimos dias, Iowa foi atingido por intensas chuvas e inundações que levaram o governador Chet Culver a declarar zona de desastre em 54 dos 99 condados do estado. Culver previu que os danos causados pelas tempestades podem chegar a "centenas de milhões de dólares". "Neste momento, há nove rios do estado que transbordaram e outros que estão em níveis recorde ou os superaram", acrescentou.
(Efe, Estadão, 11/06/2008)