Representantes da Frente Parlamentar de Defesa do Meio Ambiente e ONGs (organizações não-governamentais) prepararam para esta quarta-feira um abaixo-assinado, no qual pedem ao comando do DEM a substituição da senadora democrata Kátia Abreu (TO) na Comissão Mista de Orçamento.
A senadora é a responsável pelo relatório setorial do meio ambiente. Para os ambientalistas, ela não pode continuar na função porque teria vínculos com ruralistas.
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) foi convidado hoje para um café da manhã com os parlamentares da frente e os integrantes das organizações. No café, Minc preferiu ouvir os ambientalistas a posicionar-se. Para o presidente da frente parlamentar, deputado Sarney Filho (PV-MA), é inadmissível a permanência de Kátia Abreu como relatora setorial do meio ambiente.
"Eu respeito a senadora, mas ela não é a pessoa adequada para esta função", afirmou Sarney Filho, no café da manhã. "A Frente Parlamentar de Defesa do Meio Ambiente tem de ter uma atitude política firme porque se vive uma encruzilhada em meio às inúmeras tentativas de ameaças à Amazônia", disse.
A relatora setorial, na Comissão Mista de Orçamento (que reúne senadores e deputados para a elaboração da proposta orçamentária do ano seguinte ao atual), é responsável pela indicação de gastos e investimentos na área que lhe foi designada.
Em nome dos ambientalistas, foi elaborado um abaixo-assinado, no qual eles pedem a substituição de Kátia Abreu sob a justificativa de que ela não tem condições de ser relatora por comprometimento com os ruralistas. O documento deverá ser entregue ainda hoje ao presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e ao líder dos democratas no Senado, José Agripino Maia (RN).
Também nesta quarta-feira, os integrantes da frente e os representantes das organizações não-governamentais farão pressão durante a sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Hoje está prevista a votação de um decreto legislativo que propõe a liberação do crédito financeiro para investidores que têm pendências ambientais.
(Por Renata Giraldi, Folha Online, 11/06/2008)