O tema "É possível fazermos a nossa parte" foi o foco do 2° Seminário do Meio Ambiente realizado na noite de segunda-feira (09/6), dentro da programação da Semana do Meio Ambiente de Encantado. Cerca de 200 pessoas, entre alunos do Ensino Médio, universitários e professores, lotaram o Auditório Itália do Centro Administrativo para assistir a quatro painéis sobre ações ambientais desenvolvidas por empresas da região. Como painelistas participaram o presidente da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel), Egon Édio Hoerlle; o supervisor de suinocultura da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Rony Carlos Giongo; o biólogo e produtor de Ivoti, Édio Klein; e o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Univates, Everaldo Ferreira. A promoção da Semana do Meio Ambiente é da Rádio Encanto AM, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O primeiro palestrante foi Hoerlle, que relacionou as campanhas realizadas pela Certel com estudantes e comunidades desde 1985. Ele salientou os programas ambientais da Hidrelétrica Salto Forqueta, com ênfase à reposição pelo sistema agroflorestal, que concedeu à instituição o prêmio Cooperativa do Ano 2007, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural. "Fiel aos princípios doutrinários do cooperativismo, onde a função social merece destaque especial, a Certel optou em adotar a Responsabilidade Socioambiental, a fim de contribuir para a construção de uma consciência ecológica já a partir da infância", enaltece.
Para Hoerlle, responsabilidade socioambiental é o comprometimento permanente dos empresários em adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade ambiental e a vida de seus colaboradores, famílias, comunidade local e da sociedade como um todo. Ele também mencionou a produção de 225 mil mudas de essências nativas ao ano do viveiro da Certel, destinada a projetos ambientais e de comercialização, e destacou a importância do uso de fontes alternativas de energia, como as pequenas centrais hidrelétricas. A Certel, em parceria com a Univates, implantou programas em todos os níveis relativos à flora, fauna, água e pessoas envolvidas.
Programação
A Semana do Meio Ambiente prossegue hoje, durante todo o dia, com o plantio de flores no Caminhódromo do Parque Multiesportivo. A atividade será desenvolvida por alunos das escolas municipais de Educação Infantil do município. Para amanhã está programada a IV Conferência Escolar Municipal do Meio Ambiente. O evento ocorre às 8h e às 13h30min, no Auditório Itália, do Centro Administrativo. Estudantes de escolas de Educação Infantil, e ensinos Fundamental e Médio irão apresentar trabalhos e projetos relacionados à preservação ambiental - como reciclagem, separação correta do lixo, natureza, biodiversidade, entre outros - desenvolvidos nos educandários. Cada escola participante irá receber um troféu e os estudantes que apresentarem os trabalhos, um certificado.
(O Informativo do Vale, 11/06/2008)