Desde a noite de ontem, quando foi realizada a transmissão do primeiro remate virtual via Internet para a Zona Sul, foi aberto oficialmente novo canal de comercialização de animais no Estado. É um marco histórico, dizem os responsáveis pelo site, o leiloeiro Marco Petruzzi e o pecuarista Ricardo Vinhas.
Com oferta superior a 400 bovinos e 30 bubalinos, a transmissão do evento foi realizada a partir das 19h, de ontem, do recinto principal, localizado na Associação Rural de Pelotas (ARP). Salas de lances foram abertas em Pedro Osório, Santa Vitória do Palmar e Piratini. Os resultados do leilão podem ser conferidos na edição de amanhã.
Petruzzi explica que o remate virtual é uma nova modalidade de venda em que os animais são apresentados em uma tela de projeção, em salas de lances ou através da Internet. Segundo ele, os animais ofertados são filmados na propriedade 15 dias antes do pregão, identificados, pesados e revisados por técnico habilitado pela empresa leiloeira. Os lotes são uniformes e em quantidades que facilitem o transporte dos animais, que fica sob a responsabilidade do comprador.
Além de evitar o estresse a que são submetidos os animais no deslocamento para feiras, o pregão virtual reduz também os custos com transporte, com benefícios tanto para o vendedor quanto para o comprador.
O site, que entrou no ar em outubro do ano passado, durante a Expofeira de Pelotas, atua na transmissão em tempo real de eventos agropecuários ou não, tais como feiras, remates, palestras e debates. Desde sexta-feira, transmite a programação, em tempo real, da 16ª Fenadoce, no Centro de Eventos.
(Por Luciara Schneid, Diário Popular, 11/06/2008)