"Uma atitude voltada não para o lamento nem para o protesto, mas para as soluções, para as ecossoluções". A recomendação é do presidente do Senado, Garibaldi Alves, que, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e do diretor-geral Agaciel Maia, inaugurou, nesta terça-feira (10/06), a 3ª Semana do Meio Ambiente, marcada por uma exposição no Salão Negro do Congresso.
No entender de Garibaldi, iniciativas como essa demonstram a sintonia do Parlamento com o espírito dos tempos e com as demandas da sociedade. Ele defendeu a guarda, a proteção e a preservação do que definiu como um dos maiores tesouros ecológicos da Humanidade - a Floresta Amazônica.
- Temos que enfrentar seriamente a questão ambiental, que vem se tornando uma das principais preocupações não só do governo, mas da sociedade. Nós temos a preocupação com a poluição atmosférica, temos a preocupação com todas a formas de ameaça aos nossos recursos naturais, mas temos agora, da parte do Senado, em sintonia com a Câmara dos Deputados, essa atitude de partimos para as chamadas soluções, as chamadas ecossoluções.
Ao agradecer aos que se preocupam com a vida do planeta, o presidente do Senado manifestou gratidão sobretudo aos que colaboraram para a realização desta 3ª Semana do Meio Ambiente, e fez uma promessa:
- Nós vamos prosseguir enfrentando esse que é um dos grandes desafios das autoridades nos dias de hoje: preservar a natureza sem abdicar do desenvolvimento sustentável.
(Por Teresa Cardoso, Agência Senado, 10/06/2008)