O Senado Federal recebe nesta semana a visita dos dois últimos agraciados com o Prêmio Nobel da Paz: Rajendra Pachauri, premiado em 2007, juntamente com o ex-vice-presidente americano Al Gore; e Muhammad Yunus, premiado em 2006.
Pachauri será recebido nesta quarta-feira (11/06) pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, em audiência que integra as comemorações da 3ª Semana do Meio Ambiente. Economista e cientista ambiental, o indiano Pachauri preside, desde 2002, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Também é diretor-geral do Instituto de Energia e Recursos, em Nova Delhi, uma instituição dedicada à pesquisa e à promoção do desenvolvimento sustentável.
Já Yunus é o inventor do microcrédito e comparecerá ao Plenário durante a sessão deliberativa ordinária de quinta-feira (12/06). O microcrédito foi criado por ele na década de 1970 para atender à população pobre, que não tem acesso a outro tipo de crédito. Também formado em Economia em sua terra natal, Bangladesh, com doutorado nos Estados Unidos, Yunus é o fundador do Banco Grameen, que empresta sem a contrapartida de garantias ou outros papéis, e suas principais clientes são mulheres, que representam 97% dos 6,6 milhões de beneficiados. O banco é presidido por Yunus e tem no governo bengalês seu principal acionista. A taxa de recuperação de crédito chega a 99%.
(Por José Paulo Tupynambá, Agência Senado, 10/06/2008)