Um balão provocou um incêndio em uma área de 5.000 metros quadrados no Parque Estadual da Serra da Tiririca, que fica dentro de áreas dos municípios de Niterói e Maricá, no Rio. As chamas consumiram a área do parque entre a noite de segunda-feira (9) e a manhã desta terça-feira.
O Corpo de Bombeiros designou 25 homens para o trabalho de apagar as chamas. O fogo consumiu uma área de vegetação rupestre, em ume região rica em bromélias e outras espécies raras, segundo o administrador do parque, Adriano Lopes de Mello.
A administração do parque já recolheu pelo menos três balões apagados dentro dos limites da unidade desde o início do ano. Devido à possibilidade de intensificação das ocorrências devido às festas desta época do ano e à estiagem, a administração do parque está realizando um mapeamento dos pontos de soltura de balões no entorno da unidade.
No ano passado, somente um incêndio provocado por queda de balão foi registrado no parque, que atingiu uma área de 1.000 metros quadrados.
Desde o final de semana o índice de risco de incêndios florestais, divulgado diariamente pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) e o Corpo de Bombeiros, está no nível alto nas regiões metropolitana, noroeste e sul do Estado, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais. Com isso, também podem ser elevadas as punições devido à soltura de balões.
(Folha Online, 10/06/2008)