Esperto, o macaco-caranguejeiro (Macaca fascicularis) é famoso por saber onde encontrar comida. Agora, pesquisadores afirmam ter descoberto grupos dessa espécie na Indonésia que pescam. Em oito anos, grupos foram observados em quatro ocasiões pegando pequenos peixes com as mãos e comendo-os às margens de rios no leste de Kalimantan e ao norte de Sumatra, segundo as entidades The Nature Conservancy e Great Ape Trust.
Esses macacos já haviam sido vistos comento frutas e caçando caranguejos e insetos, mas os registros da alimentação com peixes era até então inédito. O comportamento foi descrito como "raro e isolado". "É animador, depois de tanto tempo, ver um novo comportamento", diz Erik Meijaard, um dos autores do estudo que foi publicado no "International Journal of Primatology". "É uma indicação de quão pouco sabemos sobre a espécie."
Meijaard, conselheiro da entidade The Nature Conservancy, afirma que ainda não está claro o motivo que levou os animais a pescar. Porém, pode tratar-se de algo que os pesquisadores conhecem bem: a habilidade de adaptação à mudança do ambiente e das fontes de alimentos. "Esta é uma espécie sobrevivente, que tem conhecimento para enfrentar dificuldades", considera Meijaard. "Esse comportametno pode simbolizar a flexibilidade ecológica."
(Associated Press, Folha Online, 10/06/2008)