Nesta quarta-feira (11/06), às 17h30min, o deputado Ivar Pavan é palestrante no painel "As opções brasileiras frente à crise alimentar: desafios e perspectivas", no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. João Pessoa, 80 – campus central).
Também são painelistas o coordenador estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Signor, e o professor do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Ufrgs e Consultor Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Carlos Mielitz Netto.
A promoção é da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e da coordenação do Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da Ufrgs.
Alimentos transformados em negócio
Ivar Pavan integra a CPI dos Adubos em andamento na Assembléia gaúcha. "O modelo de agricultura implementado nas últimas três décadas, baseado na liberdade do mercado, na monocultura, sem a intervenção do Estado, gerou a atual crise dos alimentos. A especulação financeira transformou comida em mercadoria, encarecendo os alimentos para o consumidor ao mesmo tempo que encarece a produção pela alta dos insumos, já que os fertilizantes são monopólio de poucas empresas. Alimentos existem mas não chegam a quem precisa ou chegam caros demais", analisa o parlamentar, que é agricultor familiar.
Ele observa que devido ao modelo agrícola da Revolução Verde e a liberalização do comércio, o capital especulativo descobriu os alimentos e os transformou num mero negócio. A soberania alimentar foi relegada a um segundo plano. O montante de dinheiro especulativo no mercado futuro de commodities, que aposta nas variações de preço, subiu de US$ 5 bilhões em 2000 para US$ 175 bilhões em 2007.
(Por Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 10/06/2008)