Por proposição do deputado estadual Ronaldo Zülke (PT), Diálogos de Convergência realiza nesta quarta-feira (11/06), às 9h, no plenarinho da Assembléia Legislativa gaúcha, a audiência pública "O Desafio da Olivicultura no Rio Grande do Sul". O objetivo do evento que integra o programa Sociedade Convergente é evidenciar as potencialidades do cultivo de oliveira e a produção de óleo de oliva no Estado.
O engenheiro agrônomo da Empresa Brasileira da Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Pelotas, Dr. Enilton Fick Coutinho, apresentará o painel "Viabilidade de Exploração Comercial da Cultura da Oliveira no RS". O especialista português em olivicultura Antônio Fernando dos Santos Antunes falará sobre "Casos de sucesso na produção da oliveira no mundo". Também participam o presidente da Associação de Olivicultura de Caçapava do Sul, Darci Reck; o diretor de Operações da Caixa RS, Rogério Augusto Wallau; e o presidente da Câmara de Comércio Brasil – Portugal do RS, Joaquim Firmino.
O potencial do RS
O Brasil importa, hoje, praticamente todo o azeite que consome da Europa ou dos vizinhos Argentina e Uruguai. Devido a sua localização e altitude, o RS tem potencial para o cultivo da oliveira. Caçapava do Sul, por exemplo, possui aproximadamente 130 hectares com o plantio da oliveira distribuídos em 37 propriedades. "Esta cultura tem condições de se desenvolver nos moldes da pequena propriedade com mão de obra familiar", defende o deputado Zülke.
(Por Lucídio Gontan, Agência de Notícias AL-RS, 10/06/2008)