O titular do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc, afirmou que se reunirá com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para propor a abertura de uma linha de crédito especial, que atenda à projetos de tecnologia limpa em todo o país.
"Se for confirmada, essa linha de crédito será muito bem-vinda, pois estimulará atividades produtivas sustentáveis e fortalecerá iniciativas de preservação ambiental. Esta é a maneira mais eficaz de tratar o problema da exploração ambiental desregrada, viabilizar alternativas sustentáveis". Esta é a posição do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Assebléia Legislativa gaúcha, deputado Daniel Bordignon (PT). Para ele, esta iniciativa do MMA tem singularidade por tratar a tecnologia limpa de forma diferenciada.
Essa linha de crédito deverá se confirmar com a assinatura de um compromisso sócio-ambiental com o BNDES e outros bancos públicos, além de bancos privados, visando regularizar as cadeias produtivas e apoiar projetos de tecnologia limpa.
Através dos recursos de financiamento, os trabalhadores terão condições de certificação de excelência e de manejo florestal e agropecuário. Além disso, a regularização da posse da terra, a demarcação e a recuperação de reserva legal são alguns dos processos que poderão ser contemplados com recursos.
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 10/06/2008)