O fórum "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro" vai debater, nesta quarta-feira (11/06), o tema Urbanismo Sustentável, a partir das 9h, no teatro do Prédio 40 da PUC. A iniciativa da Câmara Municipal visa discutir e oferecer alternativas para os problemas de infra-estrutura urbana e apresentar sugestões para planejar o futuro da Capital a médio e longo prazos.
O tema central será dividido entre saneamento e meio ambiente, bem como habitação popular e relações público-privadas na construção da cidade. Participarão do evento o urbanista Jorge Francisconi, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (Bird); a secretária de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene de Oliveira Ramos Múrias dos Santos; o arquiteto Sérgio Magalhães, coordenador, durante oito anos, de projetos habitacionais – como o Favela-Bairro – da cidade do Rio de Janeiro; e Jorge Debiagi, arquiteto e vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Brasil (Asbea).
Também participarão a arquiteta Maria Isabel Marocco Milanez, coordenadora do curso de Arquiteta e Urbanismo da UniRitter; o engenheiro Vitor Bertini, ex-presidente da Corsan; o engenheiro civil e sanitarista Luiz Corrêa Noronha, além do arquiteto Sílvio Belmonte Abreu Filho e o arquiteto Júlio Celso Vargas. O debate desta quarta-feira é o terceiro do fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, que prevê mais um encontro, dia 18 de junho, sobre Dinâmica e Estética Urbana. No dia 22 de julho realiza-se o seminário final, com as conclusões que servirão de subsídio para a criação de um instituto de altos estudos para planejar a Capital a longo prazo. Estão confirmadas as presenças do ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, e do urbanista Jordi Borja, um dos coordenadores do programa de transformação e remodelação da cidade de Barcelona, na Espanha.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), as sugestões do fórum se constituem em herança do Legislativo para a cidade. “O envolvimento de todos os segmentos de Porto Alegre é fundamental para evitar o agravamento de diversos problemas resultantes do inchaço comum das grandes metrópoles”, acrescentou. Os debates têm a coordenação do professor João Carlos Brum Torres. A Câmara Municipal conta com a parceria da Sociedade de Engenharia do RS, Instituto dos Arquitetos do RS (IAB/RS), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e da Confederação Nacional dos Municípios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pleos telefones 3225-6910, 3225-3996 e 3061-3000 ou pelo site da Câmara Municipal.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 10/06/2008)