O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da USP disponibiliza o Informativo CEPEA - Setor Florestal nº 77, de maio, por meio do
site.O informativo apresenta dados sobre o comportamento de preços, desempenho das empresas e do comércio exterior de produtos florestais, bem como de política florestal. As principais notícias são:
- Pelo terceiro mês consecutivo, os preços das pranchas de essências nativas no Pará apresentaram altas no mês de maio. No Estado de São Paulo, observou-se predominância de alta nos preços das essências nativas, com exceção da região de Marília.
- No mercado paulista de produtos florestais in natura e semi-processados houve elevação de preços nas regiões de Bauru e Sorocaba e queda na região de Itapeva, com preços estáveis nas regiões de Marília e Campinas.
- As exportações brasileiras de produtos florestais alcançaram o valor de US$ 1,04 bilhões, alta de 73,43% em relação ao mês de abril.
- Os preços em dólares dos papéis no mercado europeu apresentaram altas em maio em comparação ao mês de abril.
- A Comissão de Meio Ambiente aprovou em maio um programa de Apoio à Preservação de Florestal (Pró-Floresta). Esse programa irá conceder incentivos tributários para as empresas que realizam investimentos na área ambiental.
O CEPEA faz parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (DEAS) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq) da USP, em Piracicaba.
Mais informações: (0XX19) 3429-8800
(
Agência USP, 10/06/2008)