Bispo das regiões norte e noroeste capixaba, que inclui o Sapê do Norte - tomada por eucaliptais que provocam enormes danos ambientais e sociais -Dom Zanoni Demettino Castro, de São Mateus, visitou as fábricas da transnacional Aracruz Celulose em Barra do Riacho, no município de Aracruz, norte do Estado. A informação foi publicada pela empresa.
Sapê do Norte é o território negro formado por Conceição da Barra e São Mateus. Com o título "Bispo de São Mateus visita a Aracruz", a Aracruz Celulose informa que "o clérigo foi recebido por gestores e pelo diretor de Operações da companhia, Walter Lídio Nunes, e conheceu mais sobre a história da empresa, sua evolução, patrimônio, composição acionária, mercado, público interno, projetos sociais, Programa Produtor Florestal e os desafios atuais".
Informa ainda que "na ocasião, Dom Zanoni visitou a área industrial, o terminal de barcaças da Portocel, o viveiro de produção de mudas de eucalipto e o programa Produção Integrada de Madeira e Alimento (Pima) de Cachoeirinha, em Aracruz".
Segundo o site da diocese de São Mateus, "Dom Zanoni Demettino Castro nasceu no dia 23 de janeiro de 1962 na cidade de Vitória da Conquista". O bispo estudou filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e Teologia no Instituto Teológico de Ilhéus-BA. Após sua ordenação sacerdotal licenciou-se em Teologia Dogmática pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de dezembro de 1986.
O bispo baiano substituiu Dom Aldo Gerna, que nasceu na Itália. Gerna, quando ordenado bispo de São Mateus, cunhou uma frase que correu o mundo: "Vou acabar bispo de bois e eucaliptos com a entrada da Aracruz Celulose em São Mateus". No final de sua carreira, Gerna mudou de lado: deu para criticar os quilombolas na luta contra Aracruz, dizendo que eles querem fazer uma republiqueta negra. Aldo Gerna chegou a ser condecorado pelo governador Paulo Hartung com a comenda Jerônimo Monteiro. Hartung é o principal aliado da empresa no Estado.
Dom Zanoni Demettino Castro é negro e segundo o site da diocese que dirige, entre outras funções que desenvolveu foi "professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico de Ilhéus; professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Filosófico de Vitória da Conquista; presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste III da Conferência Episcopal, e participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano como convidado".
A Igreja Católica informa ainda que Dom Zanoni Demettino Castro "foi nomeado pelo Papa Bento XVI terceiro Bispo da Diocese de São Mateus - Espírito Santo, no dia 3 de outubro de 2007, ano que completou 20 de sacerdócio e 45 de idade. Ordenado bispo no dia 24 de novembro de 2007 em Vitória da Conquista - Bahia e tomou posse da Diocese de São Mateus na Catedral Diocesana no dia 15 de dezembro de 2007 com o lema: "Ecce mitte me" (Eis-me Envia-me)".
(Por Ubervalter Coimbra, Século Diário, 10/06/2008)