Depois de reunir 12 mil pessoas na quarta edição do "Abrace o Rio Cuiabá", o presidente da Assembléia Legislativado Mato Grosso, deputado Sérgio Ricardo (PR), realizou a soltura de 100 mil peixes, com 10 centímetros em média cada, no Rio das Mortes, em Nova Xavantina. A soltura dos peixes, no rio que tem 850 quilômetros de extensão, vai beneficiar a população da região Araguaia.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Natureza Viva Repovoando os Rios de Mato Grosso’ e reuniu cerca de 150 pessoas, entre autoridades locais e estudantes. O parlamentar também já prepara o primeiro Abrace a Amazônia, que acontecerá em Alta Floresta. As iniciativas voltadas à conscientização da preservação do meio ambiente ganham forças junto as escolas e entidades que defendem essa causa.
Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, por exemplo, a população mato-grossense teve a oportunidade de participar de importantes ações, como o plantio de árvores. Paralelo a isso, o Grupo de Escoteiros Pascoal Moreira Cabral, fundado em 1969, esteve no Parque Massairo Okamura, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, para apresentar o projeto de sustentabilidade que desenvolve como forma de incentivar as crianças a cuidar da natureza. A diretora Financeira do Grupo, Valéria Freire Moratelle disse que a idéia é mostrar a importância da preservação à geração futura. “Temos que deixar o mundo igual ou melhor aos nossos filhos e netos”, afirmou.
O grupo, que também participa do Abrace o Rio Cuiabá, ensina ações importantes como o uso racional de água e energia elétrica, o reaproveitamento da água usada no enxágüe de roupas, evitar o uso de copos descartáveis e sacolas de supermercados, que consequentemente, gera o grande volume de lixo produzido diariamente. Valéria destacou também que as crianças aprendem sobre os efeitos nocivos que os óleos de cozinham provocam ao meio ambiente quando descartados nos ralos e esgotos. “Não podemos fazer isso, porque é muito difícil retirar o óleo da água durante o tratamento”, explicou, ao citar que o óleo usado deve ser acondicionado em garrafas pets e entregue à produção de sabão e detergente.
Na semana passada, o parque recebeu cerca de 10 ônibus diariamente, todos lotados de estudantes que participaram das atividades do dia da preservação do meio ambiente. O evento foi realizado numa parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Segundo Valéria, são ações como a do deputado Sérgio Ricardo que farão a diferença à geração futura. “O deputado Sérgio Ricardo é a voz mais viva da atualidade sobre meio ambiente. Tenho certeza que daqui a uns 20 anos teremos muitos ´abraços´ por aí, porque ele está alertando já há algum tempo a necessidade de cuidarmos dos nossos rios e da natureza como um todo”, finalizou, ao destacar os produtos reciclados que o grupo faz como colar de garrafa pet e revista e bolsas de caixa de leite.
(Por Itimara Figueiredo, Secretaria de Comunicação AL-MT, 09/06/2008)