O senador Geovani Borges (PMDB-AP) destacou a vocação preservacionista de seu estado e enfatizou o potencial turístico do Amapá. Para o senador, a indústria do turismo será, em breve, a principal do Estado, que tem como maior desafio "entrar na rota do desenvolvimento sem diminuir seu grau de preservação".
O parlamentar lembrou que o Amapá tem 97% de suas florestas "absolutamente preservadas". Já o turismo, disse, "tem todas as chances do mundo". Ele citou os atrativos de Macapá, única capital brasileira cortada pela Linha do Equador e também a única banhada pelo rio Amazonas. Lembrou também a Fortaleza de São José de Macapá, a maior fortaleza portuguesa construída no Brasil, e as vantagens advindas da vizinhança com a Guiana Francesa, que tem vôos regulares para a Europa.
O representante amapaense elogiou o programa Amapá Produtivo, do governo estadual, que visa a acelerar o desenvolvimento do estado. Também enfatizou as vantagens logísticas do Amapá para escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste para o hemisfério norte.
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP), na presidência da sessão, parabenizou Geovani Borges pelo pronunciamento.
(Por José Paulo Tupynambá, Agência Senado, 09/06/2008)