A Grande Florianópolis é a região do Estado que possui a maior rede coletora de esgoto. Dos 981 mil habitantes, 25,04% usufruem do serviço. O índice pode ser alto se comparado com o catarinense de 9,69%, mas continua bastante abaixo do brasileiro, de 56%, e longe do ideal.
Na Capital, o índice se aproxima do nacional - 48% da população florianopolitana possui rede de esgoto. Com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), esse número deve chegar a 65% até 2010, segundo informações do gerente de construção da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Fábio Krieger.
Entre os novos bairros a serem atendidos por uma rede de esgoto estão Caieira do Saco dos Limões e Serrinha. Neles, o sistema de encanamento está em construção e deverá ficar pronto até o fim do ano.
Moradores ajudam na construção de obraO mestre de obras Valcir Donizetti de Carvalho, 41 anos, vive no Caieira do Saco dos Limões com a esposa, Vera de Oliveira, há 10 anos. Oito anos atrás, ele, com a ajuda de mais quatro vizinhos, construiu uma rede de coleta de esgoto que caía em uma vala. Essa vala passava no meio de várias casas do bairro e o esgoto ia diretamente para o mar.
Há uma semana, uma escavadeira está na sua rua e homens trabalham construindo uma rede que será conectada ao sistema do Saco dos Limões. Os dejetos passarão a ser tratados na Estação de Tratamento de Esgoto Insular, localizada próxima ao Terminal Rodoviário Rita Maria.
- Estão dando atenção ao nosso bairro. A obra vai ficar melhor do que o sistema que construímos - disse.
(
Diário Catarinenese, 10/06/2008)