Com a meta de aproximar empresários e pesquisadores da indústria, o 52º Congresso Brasileiro de Cerâmica encerra-se amanhã, em Florianópolis. A expectativa dos organizadores é que pelo menos 600 pessoas passem pelo evento, realizado no Costão do Santinho Resort.
Os visitantes podem conferir apresentações de trabalhos técnico-científicos, exibidos também em pôsteres, além de participar de palestras, painéis e seminários com especialistas. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cerâmica (Abceram), José Lepri, serão apresentados um total de 500 projetos nos quatro dias de evento.
Dentre os temas, Lepri, destaca o uso de novas tecnologias, tendências de decoração e a prática da reciclagem no setor, o que, segundo ele, pode vir a ser um diferencial mercadológico frente aos concorrentes de países como a China.
- Nosso público é formado por empresários que buscam novos projetos e pesquisadores que precisam mostrar o seu trabalho. O congresso quer promover o entrosamento dos diversos setores envolvidos no meio cerâmico - destaca.
Nesta edição, a oitava em SC, participam indústrias, escolas técnicas, universidades, institutos de pesquisa e fornecedores de matérias-primas, de equipamentos e insumos, além dos estudantes que vieram de diferentes partes do país.
O evento também prestou uma homenagem às personalidades que contribuem para o desenvolvimento da indústria cerâmica. Entre eles estão os empresários João Paulo Borges de Freitas (Cecrisa), Edson Gaidzinzki Jr. (Eliane) e César Gomes Jr. (Portobello).
(Alexandre Lenzi,
Diário Catarinenese, 10/06/2008)