No dia 25 de junho encerra-se o prazo para que as primeiras 256 famílias de um total de 1.680 que vivem, na Capital, às margens do arroio Cavalhada, na vila Foz, optem pelo bônus de R$ 40 mil para compra de moradia em qualquer lugar do Estado ou por uma das 200 casas em construção no Loteamento Campos do Cristal, na Vila Nova. O mesmo prazo vale para que as demais famílias beneficiadas pelo reassentamento na região façam seus reclamos, ou seja, comuniquem qualquer problema existente no cadastro publicado em 25 de abril, no Diário Oficial.
Um escritório do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), na avenida Campos Velho, 711, atende aos moradores. As 256 famílias têm prioridade no reassentamento devido à situação de vulnerabilidade social, às obras de drenagem e viárias e ao parque linear do arroio Cavalhada, previstas no Pisa e viabilizadas pelo contrato de financiamento da prefeitura com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Elas residem em área lateral ao BarraShoppingSul, no trecho da avenida Diário de Notícias até a chamada ponte dos cavalos, junto ao Hipódromo do Cristal.
A construção das 200 casas do loteamento estão a cargo do grupo Multiplan, proprietário do shopping, consistindo uma medida compensatória do empreendimento. Os recursos do bônus, que serão disponibilizados como opção às famílias, são garantidos pelo BID por meio do Pisa. Um cadastro minucioso feito pela prefeitura permitiu às autoridades conhecer detalhes das famílias, como número de filhos, grau de escolaridade e atividades econômicas, para garantir que o reassentamento ocorra da melhor forma possível.
(Correio do Povo, 10/06/2008)