A política de desenvolvimento sustentável para a Amazônia é o tema da audiência pública que será promovida nesta quarta-feira (11/06) pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O convidado para debater o assunto é o ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger.
A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que solicitou o debate, lembra que a Amazônia Legal brasileira tem uma superfície de aproximadamente 5 milhões de Km2, ou seja, 60% do território nacional. A região abrange os estados do Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, oeste do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e abriga metade das espécies conhecidas de plantas tropicais, uma variedade de peixes maior que a do Oceano Atlântico e a maior bacia hidrográfica do mundo, com aproximadamente 80 mil quilômetros de rios navegáveis.
Grazziotin argumenta que há um forte consenso em torno da necessidade de explorar de forma sustentável a floresta amazônica. Ela conta que esse foi um dos temas abordados no I Simpósio da Amazônia que precisam ter continuidade nas discussões "para que a região possa ser beneficiada econômica e socialmente, sem agredir o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável da Amazônia é estratégico não só para o povo do Norte, como também para todo o País", disse a parlamentar.
Plano Amazônia Sustentável
Já a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), que também pediu o debate, enfatiza que o governo lançou no mês passado o Plano Amazônia Sustentável (PAS) para implementar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, que prevê também ações emergenciais e estruturantes na região. Estima-se que mais de 23 milhões de pessoas sejam atendidas pelo plano. Devido a essa abrangência, a deputada diz que é fundamental debater as ações com o ministro responsável.
O debate está marcado para as 10 horas, no plenário 2.
(Agência Câmara, 09/06/2008)