No último sábado (7/06), com a presença dos prefeitos de três municípios do noroeste de Pichincha, declarou-se essa zona livre de mineração. No evento, deu-se a leitura de uma carta da assembleísta Martha Roldós, que se desculpou de não participar no Fórum por compromissos inadiáveis na Assembléia Constituinte. Nela se faz um reconhecimento à administração municipal pela resolução que proíbe no Município de São Miguel dos Bancos as concessões mineiras, a exceção das de material pétreo.
Os moradores foram informados sobre os efeitos negativos que traria a atividade mineradora, particularmente a contaminação irreversível das fontes de água, a perda da vegetação e o aumento da conflitividade social no corredor Choco Andino, uma das cinco zonas mais biodiversas do planeta, da qual faz parte o noroeste de Pichincha.
O evento terminou com o compromisso dos demais prefeitos do setor de realizar esse tipo de fórum informativo com suas respectivas populações. À declaratória aderiram organizações sociais, ambientais e comunitárias e membros da sociedade civil. Foram notórias as reações de assombro de moradores que não podiam aceitar como a exuberância se sua zona poderia transformar-se em um território arrasado.
(Adital, 09/06/20080