O Grupo de Trabalho que discute as questões de energia dentro do Programa Sociedade Convergente realizou reunião na manhã desta segunda-feira (09/06). Durante os trabalhos foram discutidas questões relativas ao uso do carvão como fonte de energia e a transferência de tecnologia.
O Diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), João Gilberto Lucas Coelho, ressaltou que os grupos estão trabalhando tecnicamente, traçando o próprio roteiro, fazendo levantamentos e ouvindo pessoas. "Os grupos terão até o dia 30 de junho para formularem o seu relatório, que é o documento-base que vai alicerçar a discussão por todo o Estado", esclareceu Lucas Coelho.
O diretor do Fórum informa que no site da Assembléia (www.al.rs.gov.br), no link Fórum Democrático, encontra-se disponível uma área de documentos, versando sobre cada um dos temas-eixo, trabalhados pelo grupos técnicos.
Subgrupos
O coordenador do Grupo Técnico que trata a questão da energia, Cícero Zanoni, disse que foram criados subgrupos para aprofundar o estudo sobre cada uma das possibilidades energéticas. "Foram criados os subgrupos de fontes renováveis e biomassa, energia hidrelétrica, eficiência energética e infra-estrutura. Cada um dos coordenadores destes subgrupos submete as suas idéias que, ao final, resultarão em um texto final para o Fórum Democrático", revelou Zanoni.
Durante os trabalhos desta segunda-feira, foi discutida a utilização do carvão como fonte de energia e as dificuldades para a sua viabilização no Rio Grande do Sul.
De acordo com Zanoni, uma das questões mais importantes é relativa à transferência de tecnologia energética. "Para que isso se torne realidade, é necessário que haja cooperação institucional com empresas e instituições de pesquisa nacionais e internacionais". Ele acredita que o Brasil e o Rio Grande do Sul possuem um grande potencial na área energética, mas é necessário que o país domine a tecnologia para desenvolver o setor.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 09/06/2008)