A compatibilização de documentos já produzidos como Agenda 2020, Rumos 2015 e Pacto pelo Rio Grande foi discutida na reunião, desta segunda-feira (09/09), do Grupo de Desenvolvimento Harmônico do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O grupo, coordenado pelo deputado Nelson Härter (PMDB), que discute as questões do Estado em uma visão sistêmica, abrangendo os setores econômico, ambiental e social, confeccionará um relatório orientador, até o dia 30 de junho, para que as questões relativas a essas áreas sejam debatidas nas nove regiões funcionais do Estado e atendidas de forma a produzir o desenvolvimento sustentável do RS.
Representantes da Secretaria Estadual do Planejamento apresentaram o Rumos 2015, destacando os pontos comuns com as outras propostas.
Segundo os técnicos da secretaria, as divergências são pequenas, existindo, em sua maior parte, na área de abrangência dos projetos. Destacaram a elaboração do Plano Plurianual, como uma iniciativa pioneira de gestão Estadual, ao ser discutido e desenvolvido com a participação das nove regiões funcionais sob a liderança dos Coredes.
Entre as preocupações do grupo estão a colocação de variável ambiental nos projetos e avaliação ambiental estratégica. A idéia é produzir estratégias mais amplas na área do meio ambiente, assim como produzir indicadores para projetos de Estado e não de governo, que materializem iniciativas concretas no desenvolvimento regional com caminhos tecnicamente mais sólidos.
Na reunião da próxima segunda-feira (16/06), será abordada a elaboração de um cronograma de trabalho para as discussões nas regiões, incluindo uma agenda comum entre as secretarias e grupos.
(Por Rejane Silva, Agência de Notícias AL-RS, 09/06/2008)