A primeira onda de calor desde agosto de 2006 na costa leste dos Estados Unidos pode se traduzir em temperaturas recordes em Nova York, num momento em que o centro do país sofre com inundações, após as violentas tempestades que continuavam nesta segunda-feira. De acordo com a imprensa local, as fortes chuvas deixaram pelo menos oito mortos, e milhares de pessoas foram afetadas pelas inundações e cortes de eletricidade.
Em algumas regiões, todas as estradas estão bloqueadas, informou o porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional, Pat Slattery. Várias pontes foram fechadas, e uma ponte suspensa no Iowa (centro) desmoronou. Tornados violentos castigaram nove Estados no fim de semana, indo do Texas (sul) a Minnesota (norte). O governador de Indiana (norte) fez um apelo à Guarda Nacional para a construção de diques temporários, e o estado de urgência foi declarado em 23 Condados.
Leste
Na costa leste dos EUA, uma onda de calor começou no último sábado, e a Meteorologia previa, para Nova York, um recorde de aumento de temperatura desde 1933, chegando a 36,7 graus Celsius. "Há boas chances de bater o recorde de temperatura para um dia 9 de junho", atingido em 1933 (36,1 graus Celsius), disse à France Presse Gary Conte, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional.
Em Washington, a temperatura era de 33,9 graus Celsius nesta segunda-feira, informou Calvin Meadows, dos Serviços Meteorológicos da capital federal. O recorde para Washington aconteceu em 1874, com 38,9 graus. Cortes de energia aconteceram no Brooklyn, onde o serviço deve ser restabelecido no final do dia, de acordo com um porta-voz da concessionária Con Edison, que abastece a cidade de Nova York.
Alguns ramais do metrô também foram paralisados, sobretudo, uma parte da linha G no sentido Brooklyn, que parou de circular desde o início da manhã, após uma pane elétrica. A onda de calor é definida por três dias consecutivos com uma temperatura além de 32,2 graus Celsius. O índice de calor, que leva em consideração a umidade para expressar a sensação de temperatura, pode chegar a 41,7 graus na parte da tarde.
(France Presse, Folha Online, 10/06/2008)