Cerca de 55 golfinhos morreram depois de encalharem em uma praia no noroeste de Madagascar, disseram ambientalistas nesta segunda-feira (9/06). Os golfinhos cabeça-de-melão, uma variedade da espécie, foram vistos no mar no mês passado, mas encalharam na praia na semana passada, disse à Reuters Herilala Randriamahazo, da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem.
"Nós contamos 55 golfinhos mortos hoje", disse Randriamahazo por telefone de Antsohihy, a cidade litorânea na qual foram encontrados os golfinhos mortos. Ele acrescentou que os animais foram enterrados em um túmulo coletivo. Especialistas norte-americanos chegaram nesta segunda-feira para encontrar as razões possíveis para os golfinhos terem ido para a praia e para levar os golfinhos restantes para o mar.
"Esta é a primeira vez que Madagascar vê estes animais aquáticos", disse Randriamahazo. Uma porta-voz do Ministério do Meio Ambiente da ilha africana disse que os golfinhos criaram uma agitação. "Muitas pessoas estão indo para Antsohihy para ver estes animais pela primeira vez", disse.
(Estadão Online, Ambiente Brasil, 10/06/2008)