Para evitar congestionamento, PRF solicita aos motoristas que desviem do trecho.
Protesto é contra atraso no repasse de verbas destinadas à saúde indígena.
Índios usam caminhões para bloquear a BR-277, no município de Nova Laranjeiras (PR), desde a manhã desta segunda-feira (9). Com foices e pedaços de pau, eles impedem a aproximação de veículos.
Para evitar congestionamentos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicita aos motoristas que desviem do trecho bloqueado. Durante a manhã, a fila de veículos chegou a mais de dez quilômetros.
Os índios dizem que há cinco meses não recebem dinheiro do governo federal para transporte e tratamento de saúde das família das tribos kaingang, guarani e xeta nas aldeias paranaenses. Eles dizem que só liberarão a rodovia se forem recebidos por um representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Invasão
Índios invadiram a sede regional da Funasa, em Curitiba, também nesta segunda-feira, também em protesto contra o atraso no repasse de verbas destinadas à saúde indígena. Os manifestantes dizem que ninguém entra ou sai do prédio até que o problema seja resolvido.
O prédio da Funasa havia sido ocupado em 27 de maio, também em protesto contra o atraso no repasse de verbas destinadas à saúde. O protesto terminou depois que a Funasa prometeu liberar cerca de R$ 820 mil para uma organização não-governamental que cuida do atendimento médico nas reservas do Paraná.
(G1, 09/06/2008)