O impasse sobre a construção do aterro sanitário de Paciência, na zona Oeste do Rio, e a destinação futura do lixo de Gramacho, na Baixada Fluminense, serão os principais pontos discutidos na audiência pública convocada para esta quinta-feira (12/06), às 10h, na sala 311 do Palácio Tiradentes, pelo presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Pedro Paulo (PSBD).
O encontro será realizado junto às comissões de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais e de Defesa do Meio Ambiente, presididas, respectivamente, pelos deputados Luiz Paulo (PSDB) e André do PV. Os parlamentares pretendem cobrar esclarecimentos da Secretaria estadual do Ambiente sobre o processo de licenciamento do aterro carioca.
“Há uma estimativa de que nove mil toneladas de lixo serão despejadas diariamente em Paciência. Queremos diminuir esse número para três mil, o que já é um desastre ambiental. Também discutiremos o futuro dos catadores de lixo de Gramacho”, questiona Pedro Paulo.
(AL-RJ, 06/06/2008)