O deputado estadual Simão Pedro (PT-SP) visitou, no último dia 31, três cidades do Vale do Ribeira, que é considerada a região mais pobre do Estado. A jornada, acompanhada pelo chefe de gabinete, Edgar Amaral, e pelo coordenador da macrorregião do PT do Vale do Ribeira, Raul Calazans, começou em Eldorado, conhecida por concentrar o maior número de comunidades quilombolas do Brasil. Também lá está situada a Caverna do Diabo, uma das maiores do país e que serve de base econômica para o município em função do grande número de turistas que atrai.
O parlamentar aproveitou a visita para conversar com pequenos empresários, lideranças de comunidades quilombolas e guias de turismo sobre a proibição da visitação às cavernas, determinada pelo Ibama em razão de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. O veto paralisou boa parte da economia da cidade. O deputado se comprometeu a acompanhar as audiências com a Justiça Federal e estabelecer conversas com o Ibama, dando o retorno à comunidade.
A primeira reunião foi no dia 04/06 e o Ibama se mostrou favorável à reabertura das cavernas, desde que as partes envolvidas se comprometam com a assinatura de um plano emergencial, que servirá como base futura para construção de um plano de manejo para as áreas.
Em Eldorado, o parlamentar também visitou a Associação pelo Desenvolvimento das Comunidades de Quilombolas de Eldorado, que recebeu investimento de R$ 40 mil para atividades com crianças e jovens, assistidos graças a uma emenda obtida pelo deputado junto ao orçamento estadual de 2008.
De lá, Simão Pedro seguiu para Jacupiranga, onde almoçou com membros da administração municipal do prefeito Jessé (PT). À tarde, o deputado participou no Rotary Club, em Registro, da plenária de lançamento de candidatura. Registro é a maior cidade do Vale do Ribeira e possui 57 mil habitantes. Antes da plenária, Simão Pedro foi apresentado para os militantes do PT da cidade. Falou da ausência de uma universidade estadual na região, já que a Unesp mantém apenas um curso com 60 vagas.
O deputado também apóia a luta das comunidades e da população do Vale do Ribeira contra a instalação de usinas hidrelétricas no Ribeira do Iguape, principalmente a Usina do Tijuco Alto, solicitada pelo Grupo Votorantim para gerar energia para a fábrica da empresa na cidade de Votorantim.
(AL-SP, 06/06/2008)