A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Estratégia Saúde da Família, desenvolveu uma série de ações de Educação Ambiental em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Para a SMS, a data celebrada na quinta-feira, 5, teve o início das atividades na quarta-feira (04/6), contando com o apoio das equipes vinculadas às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Entre as Unidades que participaram da iniciativa, as Unidades Dr. José Salomão, no bairro Profilurb (áreas 10 e 11), Santa Rosa (área 07) e Quinta (área 19).
No início da tarde de quarta-feira, a avenida Belo Brum, no bairro Santa Rosa, foi o ponto de partida. No local, além da UBSF do bairro, as ações tiveram o apoio da Patrulha Mirim e de um dos moradores da localidade. Enfatizando sobre a importância do meio ambiente na vida de uma comunidade, no objetivo de difundir uma ampla conscientização, os participantes executaram o plantio de árvores no bairro.
Já na quinta-feira, 5, a equipe da UBSF do bairro Profilurb, juntamente com a comunidade local, alunos e professores da Escola Municipal Dom Pedro II realizaram limpeza e arborização da Praça Guarani, localizada na rua Cristovão Pereira, no bairro Recreio. As ações tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), que também repassou aos presentes a importância do convívio nos espaços naturais, localizados dentro das comunidades, bem como os cuidados necessários para mantê-los e preservá-los.
No decorrer da semana, outros bairros também foram responsáveis por promoverem ações de conscientização ao Dia do Meio Ambiente. Mas a SMS lembra a comunidade que o cuidado e zelo ao meio ambiente deve ser reforçado e desenvolvido por todos, constantemente, e não apenas nesta época.
Além de trabalhar com a assistência à saúde da população, a Estratégia Saúde da Família também incentiva integralmente, no decorrer de todos os meses, ações e projetos que primam pela Educação Ambiental junto às famílias. Um bom exemplo é o que acontece na Vila da Quinta.
A fim de despertar o debate sobre prevenção e combate à dengue no Município, a equipe 19 da UBSF da Vila da Quinta monta peças e esquetes teatrais, além de apresentá-las, em todas as escolas do bairro. Conforme a SMS, a atividade tem proporcionado uma boa participação dos alunos e professores. Isto porque a peça teatral, apresentada pelas Agentes Comunitárias de Saúde, é interativa, na qual o público aprende medidas preventivas através de demonstração e realização de algumas armadilhas em combate ao mosquito.
(Jornal Agora, 09/06/2008)