Cerca de 150 pessoas participaram das duas caminhadas em prol do meio ambiente feita pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Junto com estudantes da Escola de Educação Básica Augusto Ruschi e crianças da creche Luizinho de Grandi, alunos com deficiência mental e física da associação mostraram a importância de se preservar o meio ambiente, através de cartazes, num trajeto que, na manhã do dia 05, passou pela frente da Apae e foi até a Avenida Alcides Roth e voltou. À tarde os alunos deram a volta na quadra onde está localizada a associação, no Bairro Santa Marta.
Durante o percurso, o lixo que estava na rua foi recolhido e um carro de som dava dicas e conselhos para a comunidade a respeito de formas de colaborar com a natureza. Os alunos receberam mudas de plantas nativas que foram plantadas na sede da Apae. “O povo está destruindo a natureza, queimando e desmatando florestas. É muito importante o homem preservar o meio ambiente, se não ele não vai sobreviver na Terra”, disse Paulo Ricardo Soares, 47 anos, há cerca de 12 na associação, durante a pesseata.
Luiz Roberto, 42 anos, que segurava uma das pontas do grande cartaz de início da caminhada, lembrou da necessidade de manter as ruas limpas. “É muito importante preservar o meio ambiente e uma das formas é tirar a sujeira das calçadas. Eu gosto de fazer essa limpeza”, contou Luiz, que está há quase uma década na associação e achou bem divertido o passeio à tarde.
O trabalho com os alunos da Apae para essa atividade começou uma semana antes, com a observação das necessidades que a vizinhança tinha. “Olhamos o nosso entorno e notamos o lixo atirado nas calçadas e então pensamos neste trabalho de recolhimento do lixo e de conscientização da comunidade”, apontou a professora da associação, Daiane da Silva Lopes. Os alunos da Apae também ganharam com a atitude consciente: “é muito bom para eles, que ficam dentro da sala a maior parte do tempo, dar uma caminhada pela rua e interagir com pessoas”, contou Daiane.
O ano inteiro
A caminhada foi um ato pontual dentro do trabalho ecológico que é feito na associação. Durante todas as manhãs, os alunos reciclam papel nas aulas de reciclagem, transformando jornais velhos e folhas usadas em envelopes, papéis de carta e até envólocros das embalagens ecológicas feitas pelo Instituto Harmonia. Na oficina da professora Tânia Flores, o papel usado é picado, transformado em uma pasta, prensado para secar e virar um belo exemplo de consciência ambiental.
Atitudes que ajudam a preservar o futuro do planeta
A semana do meio ambiente é uma boa época para pensar em atitudes que devemos tomar diariamente a fim de cuidar do único mundo que temos para viver: o planeta Terra. São pequenas atitudes como separar o lixo e não jogar papéis na rua que fazem toda a diferença. Por exemplo:cada tonelada de papel reciclado evita o corte de 30 árvores; o vidro, que não se degrada facilmente, é 100% reciclável; reciclar o plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra.
Confira algumas dicas para preservar o meio abiente:
Água
- Conserte torneiras que estiverem pingando. Isso poderá evitar o desperdício de até 45 litros de água por dia.
- Instale torneiras com aerador - “peneirinhas” ou “telinhas” - na saída da água. Assim você acaba utilizando menos água.
- Evite utilizar a mangueira para limpar jardins, calçadas, passeios e quintais. Use uma vassoura para executar essa tarefa. É mais rápido e não gasta água.
- Utilize um regador para molhar as plantas, pois o uso da mangueira desperdiça água. Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Durante o inverno, regue em dias alternados e pela manhã.
- Substitua a mangueira por um balde e um pano para lavar seu veículo.
- Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba.
- Lave a louça em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. É mais barato e melhor para o meio ambiente.
- Junte as roupas para lavar e passar. Desta maneira, você gasta menos água e menos energia elétrica. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso, mantenha a torneira do tanque fechada.
- Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água.
Energia
- Desligue as luzes dos ambientes vazios, procurando utilizar a luz natural nos ambientes.
- Desligue todos os equipamentos que não estiverem em uso.
- Troque as lâmpadas convencionais de sua casa por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais. Você verá a diferença já na próxima conta de luz.
- Retire os eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em stand by, também gastam energia.
- Ligue o ar condicionado somente quando necessário.
-Verifique sempre se os filtros do aparelho de ar condicionados estão limpos. Faz bem à sua saúde, o aparelho trabalha de forma mais eficiente e economiza energia elétrica.
- Quando comprar eletrodomésticos, prefira aparelhos com o selo Procel. Isso indica que o aparelho consome menos energia.
- Troque a borracha da geladeira sempre que preciso. É uma medida que conserva seu eletrodoméstico e evita o desperdício.
- Evite colocar alimentos quentes na geladeira, quando isso acontece, o refrigerador gasta mais energia elétrica.
- Retire o carregador de celular da parede quando não usado. Ele continua consumindo energia só por estar ligado na tomada.
Carro
- Regule o motor do carro para que seja reduzido o consumo de gasolina.
- Não acelere desnecessariamente. A utilização adequada de veículos pode reduzir em até 20% o consumo de combustível.
- Prefira o transporte coletivo
Consumo
- Consuma alimentos da estação e dê preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos.
- Evite pegar sacolas plásticas desnecessariamente. Carregue uma sacola ou uma mochila com você quando for fazer compras.
- Dê preferência a produtos com pouca embalagem ou embalagem econômica que geram menos lixo.
- Use pilhas recarregáveis, Assim, você evita poluir o meio ambiente e gasta menos. e descarte-as em locais apropriados e não no lixo comum.
- Leve as baterias usadas de celulares para as revendedoras. Elas não devem ser jogadas no lixo comum, pois contêm metais pesados altamente tóxicos.
- Procure melhorar seu computador ao invés de comprar um novo. Anualmente, mais de 20 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartados. A maioria ainda não é reciclada.
- Não pegue panfletos entregues na rua a não ser que esteja interessado nas informações. Se pegar, não jogue na rua depois de tê-lo lido.
(Por Luísa Kanaan, A Razão, 06/06/2008)