O Centro Municipal de Ensino Francisco Antonio de Borba Filho vem desenvolvendo um conjunto de ações para educar as crianças na questão meio ambiente. Uma delas foi o recolhimento de lixo no acostamento de estradas, realizado pelas crianças da 3° e 4° série, no dia do meio ambiente, 5 de junho, com a supervisão da diretora Núbia Bartz e das professoras Alésia Kroth e Rosiléia Cunha Silva. Além da participação da polícia rodoviária, que cuidava do tráfego para que as crianças pudessem recolher o lixo e de um dos pais de aluno da escola, o senhor Almiro Gass, que de maneira voluntária, também auxiliou na ação.
Além da ação, os alunos vêm trabalhando em aula questões ligadas ao lixo, à poluição e à preservação da natureza. Alunos da 4° série, 3° e 1° ano, monitorados pelas professoras Rosiléia, Alésia e Adriana Werlang, respectivamente, produziram uma espécie de teatrinho para apresentar no colégio. Elaborado a partir de questionário levado aos pais sobre meio ambiente, o teatrinho procura conscientizar as crianças para preservar a natureza.
"Montamos um questionário e as crianças levaram para os pais responderem. Após isso, com as respostas em mãos, fizemos uma sistematização e, a partir dos assuntos tratados, as crianças montaram esse 'teatrinho' sobre o lixo no meio ambiente", explica Rosiléia.
A professora Adriana Werlang, que leciona às crianças do 1° ano, elaborou um mural, que mostra o planeta chorando. A partir disso, as crianças passaram de turma em turma, perguntando por que o mundo chora. As respostas foram escritas no mural. “Fizemos também brinquedos com garrafas peti. Tudo de maneira bem prática”, conta ela.
A diretora Núbia Bartz explica que essas ações vão ao encontro do projeto de educação fiscal Reutilizando. “Em função do projeto, resolvemos agregar essas ações, como o teatrinho e a coleta de lixo, justamente na semana do meio ambiente, para conscientizar os pequenos e torná-los cidadãos que preservem a natureza”.
(Por Filipe Faleiro Machado, Folha do Mate, 09/06/2008)