O coordenador da Subcomissão Mista da Energia Eólica da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Alberto Oliveira (PMDB), fez um apelo ao ministro de Minas Energia, Edison Lobão, na noite de quinta-feira (05/06), para que o governo federal crie regras estabelecendo o marco regulatório nacional para o setor de energia eólica e realize leilões específicos para o segmento. “Faço esse pedido em nome do Brasil e, em especial, dos gaúchos, que aguardam ansiosamente a aplicação de investimentos para a implantação de parques eólicos no Estado”, destacou o deputado no encontro em Porto Alegre.
O parlamentar, que entregou um documento com a reivindicação ao ministro, acrescentou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem 32 projetos pré-aprovados na área eólica em todo o país, sendo que o Estado dispõe da melhor condição no mapa eólico brasileiro. “Precisamos que o governo federal olhe em definitivo para este setor e aja com mais velocidade na tomada de decisões, sinalizando politicamente para os estados e para o restante do mundo que apostará no fomento de energias limpas, a exemplo da eólica”, reiterou.
O crescimento econômico e social gerado pela efetivação dos projetos também foi ressaltado pelo coordenador da Subcomissão. “A definição de regramentos específicos permitirá a criação de mais empregos e renda para as regiões contempladas com as iniciativas, além de gerar desenvolvimento com sustentabilidade”, reforçou Oliveira ao solicitar urgência no atendimento do pleito.
(Por Neusa Santos, Agência de Notícias AL-RS, 06/06/2008)