O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), acompanhou na manhã desta sexta-feira (06/06) a visita do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, à siderúrgica Gerdau Riograndense, em Sapucaia do Sul. Em reunião com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, trataram da questão energética do Estado.
Moreira disse que a visita à siderúrgica está relacionada às discussões sobre a planta energética do Rio Grande do Sul, que está sendo tratada no Programa Sociedade Convergente. "Temas como este não tem partido, todos nós, todas as forças políticas, empresariais, de pesquisa, das universidades, Coredes, todos devem somar na mesma direção, e isto é uma alavanca para o Estado", sublinhou Moreira.
Com relação à visita do ministro ao Rio Grande do Sul, Moreira disse ter esperanças de que "quando Lobão conhecer a planta de Osório, ele se convencerá da necessidade imediata de novos leilões para energia eólica no país".
"Eu estou visitando o Rio Grande do Sul para tomar providências no setor elétrico basicamente, mas também no setor de energia de modo geral, e examinando todas as possibilidades. Vamos agora visitar a planta eólica e estimular que prossigam nas suas instalações e produzam energia para o Brasil", frisou Lobão. O ministro adiantou que fará todos os esforços para que ocorram novos leilões de energia eólica no país ainda este ano e se colocou à disposição para ajudar no desenvolvimento do estado.
Gerdau considerou a visita um fato extremamente importante, pois possibilitou que o ministro tomasse conhecimento do cenário energético do Rio Grande do Sul e oportunizou uma conversa sobre os altos custos da energia para o setor empresarial. "Nós debatemos um pouco a visão estratégica da energia, os encargos tributários que existem sobre os investimentos em energia e a carga tributária do setor, para que se analise este cenário na competitividade do país", concluiu Gerdau.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 06/06/2008)