Para trabalhar contra o caos ambiental e responsabilizar empresas pelo lixo pós- consumo que geram de alimentos e bebidas, o Movimento PET Consciente, oficializado em 6 de junho de 2008, anuncia a realização do 2º Fórum de Discussão Sobre o Impacto do PET no meio ambiente, que será realizado em julho, no Rio de Janeiro.
O Brasil, apesar de ser o segundo país do mundo em reciclagem de PET, de acordo com dados divulgados pelo Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), só recicla metade do PET que produz. A outra metade, cerca de 200 mil toneladas, acaba no mar, nos rios, lagos, córregos e lixões.
No lançamento oficial do Movimento PET Consciente, os presentes assinaram um documento de intenções, que é resultado do 1º Fórum, realizado em São Paulo, em setembro de 2007. Esse documento será entregue às autoridades federais, a fim de que tomem providências para que as empresas privadas assumam os custos da poluição que geram.
O movimento PET Consciente é um grupo formado por representantes do 1º, 2º e 3º setores que tem como missão alertar governo e sociedade para os riscos da liberação do uso indiscriminado deste material em embalagens.
(Carbono Brasil, 08/06/2008)