Implantação deve ser em uma área de 176 hectares, em unidade de preservação.
São Leopoldo - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) iniciou o processo participativo de construção do projeto de implantação do Jardim Botânico de São Leopoldo, no dia 3 de junho, durante a audiência pública realizada na antiga sede da Unisinos. A atividade integrou a Semana do Meio Ambiente.
Segundo o titular da Semmam, Darci Zanini, o projeto do Jardim Botânico está amparado por um tripé: educação, conservação e pesquisa. A proposta consiste em implantá-lo numa área de 176 hectares, na região onde encontra-se o banhado da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina (UC PNMIL). O Jardim Botânico deverá ser incluído na categoria “B” da Resolução 339 do CONAMA. O projeto integra a terceira fase de implantação do PNMIL, junto com a conclusão da área de lazer, implantação do CEPEA e Trapiche e está prevista para ser concluída em 2010. A Resolução foi apresentada para esclarecimentos e análise da situação do projeto.
A Semmam investirá, inicialmente, R$ 5 mil para conclusão do projeto básico do Jardim Botânico de São Leopoldo, que deverá dar atenção especial para a diversidade biológica existente nos banhados. Entre as metas do Jardim Botânico deverão estar a pesquisa com plantas, principalmente as espécies endêmicas ameaçadas.
(Jornal NH, 05/06/2008)