Ruído do corte de vegetação chamou atenção na Semana do Meio Ambiente.
Canoas - Ao longo da Praia de Paquetá, bairro Mato Grande, às margens do Rio dos Sinos, foram plantadas na quarta-feira 15 mudas de árvores nativas para recuperar a mata ciliar do local. A atividade fez parte da 8ª Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria Municipal de Preservação Ambiental.
Funcionários da Prefeitura de Canoas orientados pelo engenheiro agrônomo Fernando Ferrari e pela bióloga Camila Carneiro plantaram as espécies. “Escolhemos mudas nativas como ingazeiro, arueira e guajuvira. Hoje (quarta-feira) iniciamos um plantio que seguirá até atingirmos a meta de 200 mudas plantadas na margem, até o final deste mês”, explicou Camila.
Durante o plantio, os participantes ficaram chocados com barulhos de motosserras próximo ao local, denunciando um possível desmatamento em área que pertence a Nova Santa Rita. A diretora do departamento de Praças e Parques da Sempa, Mirian Bosquetti, que estava no local, informou o fato ao diretor do departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Sempa, Marco Rosa. “A vontade que temos é de atravessar o rio para tentar interceptar, mas como acontecia em Nova Santa Rita, o procedimento foi contatar a Capitania dos Portos do Estado”, falou Marco. Já o presidente da Associação para Pesquisas e Técnicas Ambientais (Apta), Clóvis Airton Braga, está mobilizando integrantes de sua equipe para ir até o local e verificar pessoalmente o assunto.
Em Nova Santa Rita, na tarde desta quarta-feira, jovens atores subiram no palco no Centro de Eventos Olmiro Brandão para alertar alunos da rede municipal sobre a importância da água. Eles encenaram uma peça com o apoio da empresa Multti Serviços, que se instala na cidade.
Os adolescentes destacaram a importância da reciclagem como medida de preservação ambiental e enfatizaram a necessidade do consumo responsável da água. O teatro antecedeu a Caminhada Ecológica, que ocorreu no decorrer do dia, nas proximidades do Parque Municipal.
Cinco atores encenaram o texto elaborado por Cadine Freitas de Oliveira, uma das atrizes do grupo. “Queremos levar uma mensagem aos jovens de o quanto precisamos ter responsabilidade com a reciclagem, para proteger nossos fontes de água”, disse.
Além de atriz ela é coordenadora do grupo de teatro amador que faz apresentações em outras cidades da região. A apresentação integra a agenda oficial da Semana do Meio Ambiente em Nova Santa Rita, que teve sua abertura no final de semana com um desfile de roupas recicladas realizado por alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia.
(Diário de Canoas, 05/06/2008)