O Senado promove, a partir da próxima terça-feira (10/06), a 3ª Semana do Meio Ambiente - Mudança de Atitude, cuja programação inclui conferências, debates e exposições. Dentre os eventos programados, estão um seminário sobre a transposição das águas do Rio São Francisco, uma palestra sobre a redução dos impactos ambientais resultantes das construções de edifícios públicos e outra sobre o papel da mídia nos conflitos socioambientais.
Na terça-feira (10/06), a partir das 9h, ocorrerá a palestra "Diretrizes de sustentabilidade para edifícios públicos", que incluirá a discussão de dois estudos de caso. Está prevista a presença dos arquitetos Mário Stanziona Viggiano, que atua no Programa Senado Verde, e Fabiano Sobreira, da Câmara dos Deputados, além do secretário de Engenharia do Tribunal de Contas da União, Valdir Lavorato.
Nesse mesmo dia, a partir das 14h, será realizada a palestra "O papel da comunicação nos conflitos socioambientais". Deverão participar do debate o consultor do Senado Ivan Dutra e os jornalistas José Carlos Sigmaringa e George Cardim, da Rádio Senado, e Ana Raquel Macedo e Mônica Montenegro, da Rádio Câmara.
Já o seminário "Uso de potenciais hídricos: a questão da transposição das águas", relacionado ao Rio São Francisco, ocorrerá na próxima quinta-feira (12/06), a partir das 17h. O projeto do governo federal que visa a essa transposição será apresentado pelo consultor da Câmara José de Sena Pereira Júnior. Também foram convidados, entre outros, o professor Rubem La Laina Porto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e o professor João Abner Guimarães Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A 3ª Semana do Meio Ambiente ainda terá a mostra EcoSoluções, a exposição Metamorfose Urbana, a apresentação de teatro de mamulengo e uma mostra de vídeos.
(Por Ricardo Koiti Koshimizu, Agência Senado, 05/06/2008)