A descoberta de óleo leve na bacia de Santos, anunciada há oito dias pela Petrobras, trouxe esta semana a confirmação de que Santa Catarina esperava: a retomada da perfuração de poços e a exploração de petróleo a partir do Estado. O diretor de exploração e produção da estatal, Guilherme Estrella, afirmou a senadores que o posto de Itajaí deve crescer, diante da possibilidade de produção em curto espaço de tempo próximo à costa catarinense.
A perfuração que revelou a existência de óleo leve a apenas 250 metros de profundidade, a partir da lâmina dágua, fica a 275 km do litoral paulista e está em águas ao Sul de São Paulo, segundo o executivo da Petrobras.
A descoberta está cerca de 30 km acima dos campos Coral - que motiva reivindicação de Santa Catarina na Justiça pelo pagamento de royalties, até hoje recolhidos pelo Paraná - e Estrela do Mar.
"O posto avançado de Santa Catarina tem todas as condições de continuar e até de crescer um pouco mais com esta descoberta", resumiu o diretor.
Em abril, a Petrobras emitiu um comunicado oficial sobre a extinção do Ativo de Produção Sul, que operava em Itajaí, por causa do esgotamento da jazida de petróleo no campo de Coral. A transferência de Itajaí para Santos dos técnicos especializados em exploração começou em maio, mas os números não foram divulgados pela estatal.
(
A Notícia/Itajaí, 06/06/2008)