O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a visita do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (05/06). Segundo informou, o ministro fez um roteiro que incluiu ida à Usina Termelétrica de Candiota, no município de mesmo nome; uma palestra na Assembléia Legislativa sobre a questão da matriz energética para o Estado e uma visita à siderúrgica do Grupo Gerdau, em Sapucaia do Sul, no Vale dos Sinos.
Ao comentar a visita à termelétrica de Candiota, Paim ressaltou a importância da discussão sobre a definição de uma matriz energética para o Rio Grande do Sul. Segundo observou, a questão é "gravíssima" no tocante à economia estadual, uma vez que grandes indústrias ali estabelecidas abandonaram suas instalações por falta de infra-estrutura de energia.
- Esperamos resolver esse problema para que as indústrias voltem a se instalar. Em São Gabriel, por exemplo, um grande frigorífico estava projetado para ser instalado no município. Porém, alegando dificuldades no abastecimento de energia, seus proprietários desistiram - lamentou o parlamentar.
Paim lembrou ainda que o ministro Edison Lobão também deverá visitar o Parque Eólico de Osório, localizado no litoral norte do estado. Seu objetivo seria observar o desenvolvimento dessa alternativa energética no Rio Grande do Sul, na qual o governo federal pretende anunciou investimentos.
Ao final do pronunciamento, Paim registrou também a aprovação pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (05/06), de requerimento de audiência pública sobre a situação dos familiares das vítimas de acidente com avião da TAM, ocorrido no ano passado, em São Paulo, no qual faleceram 199 pessoas.
(Por Domingos Mourão Neto, Agência Senado, 05/06/2008)