Os prefeitos da Fronteira-Oeste estarão reunidos, hoje, às 17h, em Rosário do Sul em uma manifestação contra a decisão do Incra de impedir a compra de terras pela Stora Enso. O ato foi planejado, ontem, durante reunião, em São Francisco de Assis, entre os prefeitos da região. 'Se dificultarmos o investimento, eles irão aplicar os recursos na Bahia', alega o prefeito de Unistalda, José Amélio Ribeiro.
Segundo ele, está agendado um encontro com a ministra Dilma Rousseff, no dia 12 de junho, em Alegrete. Na ocasião, será entregue a Carta de Alegre, documento que relata as dificuldades da região. 'Certamente, ela vai nos dar uma resposta positiva'. Conforme Ribeiro, outra ação prevista é a realização de uma audiência com o Incra. 'Um orgão do governo não vai querer que invistam aqui', questionou. De acordo com o líder municipal, o plantio de florestas está atrasado e atingiu apenas 10 mil hectares.
A Stora Enso teve acesso, ontem, a um dos pareceres do Incra sobre a compra de duas propriedades no município de São Francisco de Assis. O documento foi avaliado pelo departamento jurídico da empresa para adoção de medidas cabíveis. Hoje, a Stora Enso divulgará posicionamento sobre o assunto.
Um dos processos barrados no Incra se refere à aquisição da Fazenda Cerro Jaraquá, que tem 277 hectares e previsão de cultivo de 10% da área. O outro é sobre a compra da Fazenda São Luiz II, em que 44% (120 ha) dos 274 hectares já estão plantados.
(Correio do Povo, 06/06/2008)