As margens do arroio Cadena, em Santa Maria, receberam 15 mil mudas de árvores. A iniciativa faz parte da reposição florestal obrigatória exigida pelos licenciamentos ambientais das obras do Programa de Aceleração do Crescimento.
Segundo o coordenador ambiental do PAC no município, Luís Cláudio da Silva, o objetivo é reflorestar 13 hectares, na área do Parque de Manutenção de Máquinas do Exército, por onde passa o arroio, e no campo do clube Paissandu, na vila Oliveira.
Foram plantadas espécies nativas como aroeira-vermelha, ingá, pitangueira, guabiroba, açoita-cavalo e ipê-amarelo. Cerca de 100 pessoas participaram da atividade, entre funcionários da prefeitura, soldados do Exército e alunos do Colégio Militar de Santa Maria. Palestras em escolas e nos canteiros de obras do programa do governo federal, para os operários, integram também a programação da Semana do Meio Ambiente no município da região Central.
A iniciativa é da prefeitura e do Exército, com apoio da Emater, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Departamento de Florestas e Áreas Protegidas e Companhia Ambiental da Brigada Militar. 'O objetivo é promover ações que melhorem a qualidade de vida de toda a cidade, com a participação da população, gerando uma conscientização ambiental', explica Luís Cláudio.
A Expresso Medianeira também participa da semana ambiental. Plantio árvores nos pátios das escolas municipais, com envolvimento dos alunos, e palestras são atividades promovidas pelos funcionários. Além disso, são distribuídos informativos aos usuários dos ônibus da empresa com dicas de como ser um cidadão mais consciente com a causa ambiental.
(Correio do Povo, 06/06/2008)