Em pronunciamento nesta segunda-feira (02/06), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) saudou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, e cobrou a votação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 524/02, que acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a fim de instituir o Fundo para a Revitalização Hidroambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do São Francisco.
Autor da proposição, Antônio Carlos Valadares explicou que a matéria foi aprovada por unanimidade pelo Senado e que um requerimento solicitando prioridade na tramitação da proposta foi encaminhado ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, por um grupo de senadores.
- É a chamada PEC da Revitalização, que concede recursos certos e determinados, durante vinte anos, para a completa restauração do curso do Rio São Francisco, construção das matas ciliares, obras de saneamento básico. Esse projeto é da mais alta importância - afirmou, acrescentando que a matéria também recebeu aprovação unânime em comissões técnicas da Câmara.
Em seu discurso, Antônio Carlos Valadares destacou pronunciamento do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), publicado pelo jornal Correio Braziliense sob o título "Águas, alimentos e energia, as perspectivas do Brasil", em que o parlamentar alerta para o risco de estresse hídrico nas cidades brasileiras.
- Concordo plenamente com a tese do deputado federal de que é urgente o impulso do governo à produção de alimentos e também o apoio a alternativas energéticas limpas como o etanol, além da defesa do uso sustentável da água - afirmou Antônio Carlos Valadares, lembrando que ainda em 2008 será comemorado o Dia Internacional do Saneamento.
(Por Paulo Sérgio Vasco, Agência Senado, 05/06/2008)