Ao discursar nesta quinta-feira (05/06) em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) mostrou otimismo em relação à emergência de uma economia sustentável no Brasil. Mas ponderou que muitos desafios precisam ser vencidos, principalmente as batalhas contra os interesses dos países ricos.
- Ao contrário de muitos, as nossas ações para salvar o planeta e o meio ambiente estão no caminho certo - afirmou a parlamentar mato-grossense.
Como cenários futuros, a senadora vislumbra para 2012 o acordo "pós-Kyoto", etapa posterior ao Protocolo de Kioto, por meio do qual se estabeleceram limites à emissão de gás carbônico. Serys também abordou as discussões em torno da política de meio ambiente para a Amazônia.
- Evidentemente que não deveremos politizar o problema amazônico, mas não podemos esquecer que a Amazônia não é só nossa, mas igualmente de nossos vizinhos, com os quais deveríamos construir um projeto comum para aquela área - sugeriu a senadora
Com relação a Mato Grosso, a senadora disse que o estado está sob o "desafio gigantesco" de reduzir drasticamente as queimadas e o desmatamento, razão pela qual o poder público não poderia afrouxar a vigilância e flexibilizar as ações de combate a essas duas formas de degradação.
A senadora falou ainda sobre a importância da reforma tributária, discutida em debate na Federação das Indústrias de Mato Grosso. Serys destacou igualmente a realização pelo governo federal da 1ª Conferência Nacional GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), ao mesmo tempo em que mostrou preocupação com a prisão de dois militares do Exército por assumirem sua homossexualidade.
(Por Nelson Oliveira, Agência Senado, 05/06/2008)