Dia Mundial do Meio Ambiente foi lembrado com plantio e distribuição de plantas
Cerca de 20 mil mudas nativas serão plantadas nas margens do Arroio Cadena até setembro
O saldo que o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, deixará para Santa Maria é uma cidade mais arborizada no futuro. Diversas ações, promovidas por escolas e instituições, lembraram a data. De diferentes formas, estudantes e pessoas da comunidade fizeram a sua parte para preservar o local em que vivem.
Uma das atividades foi o início do plantio de 20 mil mudas nas margens do Arroio Cadena. Com a ajuda do Exército, que disponibilizou a área dentro do quartel do Parque Regional de Manutenção e a mão-de-obra, foram delimitados os espaços que ganharão 13 mil mudas. Ontem, cerca de 5 mil foram plantadas, em locais onde correm afluentes do Cadena.
Conforme o coordenador ambiental do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Luís Claudio da Silva, outras áreas da cidade também receberão mudas. Além das 13 mil que ficarão no quartel do Parque, cerca de 7 mil deverão ser plantadas até o mês de setembro nas margens do Cadena, nas regiões da Vila Oliveira e da Nova Santa Marta.
- Como teremos de retirar algumas árvores em função das obras do PAC, já estamos repondo. A lei determina que plantemos 8 mil mudas, mas a nossa meta é plantar 20 mil nos próximos meses - destaca Silva.
As mudas que começaram a ser plantadas são de espécies nativas, como aroeira-vermelha, ingá, ariticum, chal-chal, pitangueira, açoita-cavalo e ipê-amarelo. De acordo com a engenheira florestal da Secretaria de Proteção Ambiental Denise Vargas Superti, as árvores são adequadas para serem plantadas em áreas de margem de cursos da água.
- Em 10 anos, teremos uma mata ciliar aqui. Será um ganho para a qualidade ambiental da cidade - afirma.
Comunidade - Além das árvores que irão para a margem do Cadena, os pátios das casas das vilas Kennedy e Nossa Senhora do Trabalho também deverão ficar mais arborizados. Ontem, os alunos da Escola Marechal Rondon, que fica na Vila Kennedy, fizeram uma caminhada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e distribuíram mudas. A dona-de-casa Giselda Pedroso Seixas foi uma das que receberam uma planta, entregue por Diego de Moraes, 14 anos, que estuda na 7ª série do colégio.
- Eu vou plantar a minha muda ainda hoje (ontem). É importante para o meio ambiente e ainda vai deixar meu pátio mais bonito, com mais ar puro - disse Giselda.
(Diário de Santa Maria, 06/06/2008)