Em pronunciamento nesta quinta-feira (05/06), o senador Renato Casagrande (PSB-ES) saudou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta data, destacando os pontos positivos e negativos referentes à questão ambiental. Segundo ele, o tema tem sido discutido de forma permanente no Senado neste ano, o que demonstra o interesse da sociedade pelo assunto, que não estaria mais restrito a um grupo de ambientalistas, preservacionistas e acadêmicos.
Entre os pontos positivos, Renato Casagrande citou as riquezas naturais e o fato de o Brasil contar com quase 50% de sua área territorial em florestas; a oferta de recursos hídricos; a biodiversidade; programas alternativos de geração de energia, a exemplo dos biocombustíveis; além da atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em pesquisas de produção de alimentos.
Como fatores negativos, o senador pelo PSB capixaba citou o aumento na velocidade do desmatamento - "um campo de futebol a cada dez segundos na área da Amazônia Legal", de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) -, além do modelo de desenvolvimento adotado pelo país e implantado na Amazônia que, segundo ele, destrói os recursos naturais e concentra renda.
Renato Casagrande defendeu ainda a descentralização no processo de licenciamento ambiental - "temos que dar mais tarefas aos estados e municípios e viabilizar o desenvolvimento para as pessoas que moram na floresta" - e propôs aos governadores a realização de um seminário para discutir serviços ambientais com os demais países amazônicos.
Em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, cumprimentou Renato Casagrande pela sua atuação no debate sobre a questão ambiental. Segundo ela, a ampliação do processo de desmatamento ocorre atualmente devido ao aumento no preço das commodities, à estiagem prolongada e ao período eleitoral.
- Conseguimos os maiores resultados nos quatro primeiros anos do governo Lula, que foi a diminuição do desmatamento em 59%, chegando a patamares de 17 anos atrás. Agora estamos na defensiva, perdendo a guerra - lamentou a senadora.
Em seu discurso, Renato Casagrande ainda parabenizou a equipe e o diretor do Jornal do Senado, Davi Emerich, pela publicação de edição especial alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
(Por Paulo Sérgio Vasco, Agência Senado, 05/06/2008)