Lajeado - A Motolândia Lajeado, concessionária dos veículos Toyota, reuniu seleto grupo e entidades do Vale do Taquari para apresentar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), dentro das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente 2008, objetivando compartilhar o trabalho executado na empresa.
Segundo Elenara Mazocco, líder Kaizen, "o pessoal da Toyota está devotado a aprimorar a qualidade de vida, fornecendo automóveis, e faz isso de maneira que possa acomodar a sensibilidade humana e a harmonia ambiental. Todos da Toyota trabalham continuamente para tornar os veículos ambientalmente corretos, reduzindo a emissão de gases nocivos e aprimorando a eficiência do combustível. As fábricas são construídas de forma a não impactar negativamente o meio ambiente".
O Programa TSM (Toyota Marketing Service) ou Marketing de Serviço ao Cliente Toyota para as concessionárias foi instituído pela Toyota do Brasil para o pós-vendas, com o objetivo de buscar o melhor serviço ao cliente Toyota. O programa é organizado em vários capítulos que buscam a realização do "melhor serviço" ao cliente. Entre todos os aspectos apresentados (recepção, peças, departamento de serviços, entrega de veículos e procedimentos padronizados).
Segundo George Weiand, diretor da empresa, a Motolândia tem investido muito nessa área e já na revisão 01, realizada em julho de 2007, cumpriu o exigido pela Toyota nesse aspecto. O Programa TSM exige cinco pontos básicos a ser atingidos: 1 - funcionário responsável pela promoção dos cuidados ambientais da distribuidora; 2 - declaração de cumprimento às leis; 3 - treinamento apropriado para descarte de resíduos perigosos; 4 - tratamento de efluentes gerados; e 5 - recuperação HFC apropriada), aspectos que a Motolândia tem cumprido desde então. Mesmo assim, continua a investir em meio ambiente focada em vários aspectos chamados de reação ambiental voluntária, pois estão além das exigências atuais do TSM.
Uma das exigências do TSM é a contratação de consultoria ambiental permanente. Na Motolândia Lajeado esse item está a cargo da Ambientar - Consultoria Ambiental, que apresentou no data show todas as melhorias implementadas na empresa visando à proteção ambiental. Após um coffee break todos os convidados participaram do Genchi Genbutsu, ou seja, visita às instalações da concessionária que a todos impressionou.
Participaram da visita Eduardo Böcker, do Comitê Regional de Qualidade; Simone Schneider, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Otto Blaas Filho, da Acil; Ito Lanius, da Fundação Pró-Rio Taquari; rádios Independente, Transamérica e Encanto; Isidoro Fornari Neto, representando o Poder Executivo de Lajeado; Luiz Brust, do jornal O Informativo do Vale; Egon Hoerlle, da Certel; e Diana Blum Künzel, da Ambientar - Consultoria Ambiental.
(O Informativo do Vale, 06/06/2008)