Encantado - Um auditório lotado de pequenos que riram e refletiram sobre a importância da preservação do meio ambiente. Assim foi o dia mundial, comemorado ontem com a peça teatral da caravana MudaMundo/Visa. Foi no Auditório Itália, do Centro Administrativo, e reuniu cerca de 300 pessoas, entre professores e alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Em cena, os três atores usaram de artifícios como música e fantoches para alertar as crianças sobre os problemas ocasionados pela poluição, desmatamento, entre outros aspectos relacionados à destruição do meio ambiente.
A série MudaMundo é formada por quatro livros que contam as aventuras de João, um menino negro que pertence a uma família de baixa renda. Percebendo que as coisas não vão bem ao seu redor, ele decide mudar o mundo, resgatando valores em casa, no bairro, e incentivando o respeito ao patrimônio público e ao meio ambiente. Na parte da manhã, integrando o mesmo projeto, houve oficinas de sensibilização que contaram com a presença de 90 educadores. Na pauta foram tratados assuntos referentes a valores e preservação.
De acordo com a diretora do projeto, Cristiane Ostermann, 13 escolas das redes estadual e municipal foram presenteadas com kits do MudaMundo, compostos por quatro livros infantis e uma cartilha do professor. Hoje a caravana apresenta-se em Lajeado, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, a partir das 9h.
Aula diferente
Duas turmas, de 1° e 2° ano da Escola Municipal Porto XV, assistiram ao teatro. Para a aluna Isabela Gusi (7) o dia foi divertido e válido. "Aprendi que não devemos poluir os rios e que precisamos separar o lixo, tanto na escola como em casa", diz. Segundo a pequena, é obrigação de todos preservar a natureza. "Na minha casa minha mãe e eu colocamos dois baldinhos, um para o lixo seco e outro para o orgânico", conta. O estudante Natan Ismael Schmitt (6) compartilha a opinião da colega. "Gostei muito, pois foi uma forma engraçada de aprender."
As professoras que acompanharam as crianças, Ana Maria Martins e Kaise Radaelli, destacam a importância da iniciativa. "O que foi mostrado hoje vai ao encontro do que estamos trabalhando em sala de aula", revela Ana. De acordo com Kaise, durante todo o ano a escola desenvolve projetos e ações com ênfase no tema. "Ensinamos a separar o lixo corretamente, a reaproveitar material reciclado, a preservar a natureza e evitar a poluição." O educandário desenvolve o projeto Pequenas Mães Gerando Vida, que tem como objetivo o plantio de mudas na escola e no perímetro urbano da cidade.
Plantio de mudas
Para celebrar a data alunos da 5ª série da Escola Estadual Farrapos plantaram dez mudas nas áreas externa e interna do colégio. A atividade contou com a participação da bióloga Ana Ribas, que falou sobre a nomenclatura científica das plantas situadas no pátio da escola. Entusiasmado com a ação, o aluno Gabriel Farias (11) não perdeu tempo e ajudou com uma pá em mãos. "É uma idéia boa, pois aprendemos a forma correta de plantar a árvore, regar e cuidar para que ela cresça saudável", diz. Para ele, além de ser uma atividade que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, também embeleza a cidade. Cerca de 70 mudas foram plantadas na Rua Monsenhor Scalabrini e em outras vias de trânsito da área urbana do município.
Programação
A Semana do Meio Ambiente prossegue segunda-feira, com a realização do 2° Seminário do Meio Ambiente, intitulado "Podemos fazer nossa parte". Será a partir das 19h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo. O evento terá como palestrantes o presidente da Certel, Egon Hoerlle; o deputado estadual Edson Brum; e o representante do Comitê Taquari/Antas, Daniel Schmidt. Na terça o teatro Luz e Cena apresenta a peça De Volta ao Planeta Azul. As sessões se realizam às 8h30min, às 10h15min, às 14h e às 15h30min, no Auditório Itália. No dia 12 as atividades encerram-se com a realização da IV Conferência Escolar Municipal, que conta com a participação das escolas de Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio do município, além de entidades. A programação é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Rádio Encanto AM, escolas e entidades encantadenses.
(Por Carina Marques, O Informativo do Vale, 06/06/2008)