O Banrisul e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e da Educação, lançaram, nesta quinta-feira (5), o cartaz Espécies Ameaçadas do RS, que trata da fauna e flora gaúchas que estão em risco de extinção. O material educativo será distribuído em todas as 3 mil escolas públicas estaduais, alcançando milhares de crianças, adolescentes e jovens, o qual contribuirá na divulgação da importância da preservação ambiental.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, enfatizou, na ocasião, que o Banco tem uma trajetória com ações socioambientais ao longo dos seus 80 anos. "Os programas direcionados à proteção do meio ambiente têm alcançado uma dimensão que vai além do âmbito interno da empresa, beneficiando associações de catadores, APAEs, escolas, ONGs e várias outras instituições que têm se espelhado no trabalho desenvolvido pelo Banrisul", destacou. Ele salientou que, se cada cidadão cumprir com o seu papel, daqui a alguns anos será comemorado a renovação dessas espécies.
O presidente da Fundação Zoobotânica do RS, Luiz Gheller, ressaltou que o Banrisul é um incentivador das ações ambientais promovidas pela entidade. "Nos sentimos premiados pelo apoio do Banco, que tem possibilitado o chamamento à responsabilidade solidária da sociedade gaúcha", disse Gheller.
Participaram também do evento a coordenadora de Responsabilidade Corporativa do Banrisul, Carmem Paludo, o superintendente da Unidade de Negócios Rurais do Banco, Luiz Fernando Nunes, a coordenadora do Programa Reciclar do Banrisul, Marta Neves, o coordenador de Educação Ambiental do Jardim Botânico, José Fernando Vargas, e representantes das secretarias estaduais de Educação e Meio Ambiente.
(Governo do Estado, 05/06/2008)